A facilidade de uma comunicação rápida e curta, compartilhada com o mundo em tempo real, fez do Twitter uma ferramenta muito utilizada nas coberturas jornalísticas de meios de comunicação de todo o mundo. Um estudo do American Press mostra que o Twitter tem mudado a forma que as pessoas consomem noticias. O estudo realizado com quase 5000 pessoas mostra que usuários da rede tendem a consumir um maior numero de noticias que usuários de outras redes. Eles também agem de forma diferente quando seguem notícias do momento, se tornando ainda mais participativos, comentando, postando e compartilhando enquanto os eventos estão acontecendo rapidamente.
As principais descobertas do estudo foram:
-Aproximadamente 9 entre 10 usuários do Twitter dizem usar a rede social para consumir notícias, e entre eles, a maioria (74%) usa diariamente.
-Aproximadamente o mesmo número de pessoas diz usar o Twitter para ser alertadas sobre notícias de última hora (40%), assim como para acompanhar notícias no geral (39%).
-94% dos usuários do Twitter recebem notícias tanto rolando suas timelines como procurando tweets das pessoas que seguem.
-82% dos usuários acessam a plataforma de seus celulares e muitos acessam o Twitter através de dispositivos variados.
-A maioria de pessoas que não usam o Twitter (51%) já viu tweets. 45% na televisão, 33% de amigos, 27% em notícias que leem 22% de acessarem a rede social sem se inscrever, 12% por pesquisas e 8% nos jornais.
Fonte: American
Press Institute
"A CNN
da nova geração de mídia" já foi protagonista em inúmeras noticias de
ultima hora, os ”Breaking News”.
Em 2008, Mumbai na Índia vivia o terror de mais de 300
pessoas mortas em ataques terroristas. O mundo inteiro chocado com imagens e
noticias sobre os atentados. Noticias que não vinham da CNN, Reuters ou Associated
Press.
“Urvaksh: Mumbai está um caos: 18 mortos, 40 pessoas mantidas
reféns no Oberoi, hotel cinco estrelas, tiroteio acontecendo no JW Marriott”.
11:33, 26 nov.
Mensagens assim surgiam minutos depois do primeiro ataque, de
pessoas que estavam nos locais ou próximas por meio do Twitter.
Em maio de 2011:
“Helicóptero voando sobre Abbottabad à 1 da manhã
(acontecimento raro)”
Momentos
mais tarde:
“Grande explosão que sacudiu janelas aqui... Espero que não
seja o começo de algo desagradável. “
Tratava-se do fim da maior caçada a uma pessoa na historia.
Na era do Twitter,
talvez não seja surpresa que os primeiros sinais da operação norte-americana
que resultou no assassinato de Osama Bin Laden, líder da Al Qaeda, tenham
surgido na rede social.
Athar, morador de
Abbottabad, a cidade em que Osama estava refugiado, primeiro percebeu um
helicóptero e considerou que isso fosse incomum a ponto de merecer menção em
sua conta do Twitter.
Essa poderosa ferramenta nos traz as noticias de outra forma,
diferente do jornal que chega à porta da sua casa todo editado, ou da grande
reportagem no programa de domingo. Ela traz de forma fragmentada informações do
que esta acontecendo em tempo real. Cabe ao profissional de comunicação saber
administrar e decifrar essas informações de forma correta e segura.