quarta-feira, 25 de novembro de 2015

O Twitter e seu poder como ferramenta publicitária

Em 2006 quando surgiu à rede social Twitter, a publicidade jamais se imaginou utilizaria dessa ferramenta para mídia um dia. Uma rede social com pouco espaço para expressar informações, parecia algo impossível de se trabalhar para o meio publicitário. Mas o Twitter em poucos anos foi ganhando sua força na rede, pessoas aderiram ao novo meio de comunicação, através de hashtags, bordões, frases e pequenos textos, as pessoas buscavam se expressar na rede.

A fama veio, logo famosos e pessoas de grande influência na mídia já estavam utilizando da rede social para se comunicar e fizer seu marketing visual. O sistema de seguidores garantia visualizações e proporcionava as pessoas dados sobre postagens mais comentadas, Top Twitter. A publicidade não poderia ficar fora dessa, não é mesmo? 


Observando a força que o Twitter vinha crescendo e influenciando no poder de compra das pessoas e que a rede oferecia ao emissor e receptor das mensagens dados sobre o que era o top do momento, foi então que surgiu a grande idade: Usa do Twitter para publicidade de produtor e marketing de marcas mundiais.


A maior dificuldade sentida por os profissionais de mídia era como passar mensagens tão importantes, anúncios e interagir com o público alvo em um espaço tão pequeno para comunicar. Mas logo isso foi deixando de se tornar um problema e virou hoje uma das maiores armas publicitárias do Twitter e Facebook, os links e hashtags. Esse tipo de mecanismo é uma plataforma que assim que clicada pelo consumidor transporta a plataforma da rede social para outra, o endereço do link, onde amplia a informação e leva o consumidor em contato direto com a mensagem.

Essa hashtags é muito importante para publicidades de grandes marcas, pois permitem que lacem campanhas e incentivem outras pessoas a usarem a mesma hashtags, podendo levar a sua campanha a ser um dos assuntos mais comentados do Twitter.


O Twitter também para a publicidade um grande banco de dados, pois oferece dados de pesquisa de visualizações, comentários e resultados estatísticos sobre o conteúdo publicado. Um tipo de pesquisa online gratuita oferecida pelo sistema para seus usuários, o que possibilita ao publicitário de mídia estar mais por dentro do comportamento de seu consumidor alvo na rede social.

Há também anúncios feitos através de imagens e vídeos no Twitter, um novo tipo de publicidade que é mais atual feita pela rede, onde o consumidor recebe em seu perfil diversos tipos de publicidades e links que podem ser de seu interesse de consumo. Cada consumidor possui um perfil de acordo com o que ele mais comenta ou curte, através desses dados obtidos o Twitter oferece a ele diversos tipos de produtos que poderão ser apresentados através de vídeos ou imagens, e que podem também ser links para uma publicidade ampliada.


Este tipo de coleta realizada pelo Twitter se trata da conexão de dados e cruzamento de dados da rede de internet, internet das coisas, que na publicidade é chamada de Big date, onde por meio da internet as inteligências artificiais são capazes de coletar dados expostos por consumidores na internet e transformar isso em forma de pesquisa, para compreender seus desejos e necessidades. A nova era de inteligência artificial conta com mecanismos de pesquisa muito avançados, oferecido muitas vezes pela própria rede de comunicação que você usa, como o Twitter.

A publicidade por meio desses mecanismos oferecidos pela rede de social Twitter, busca se tornar cada vez mais individual seu comportamento com o consumidor. Todas as marcas atualmente utilizam do Twitter como meio de mídia para comunicação com seu público-alvo, pois entende a força dessa nova rede de comunicação e sua importância para o desenvolvimento da pesquisa e consumo.