Em 2006 quando surgiu à rede
social Twitter, a publicidade jamais se imaginou utilizaria dessa ferramenta
para mídia um dia. Uma rede social com pouco espaço para expressar informações,
parecia algo impossível de se trabalhar para o meio publicitário. Mas o Twitter
em poucos anos foi ganhando sua força na rede, pessoas aderiram ao novo meio de
comunicação, através de hashtags, bordões, frases e pequenos textos, as pessoas
buscavam se expressar na rede.
A fama veio, logo famosos e pessoas de grande influência
na mídia já estavam utilizando da rede social para se comunicar e fizer seu
marketing visual. O sistema de seguidores garantia visualizações e
proporcionava as pessoas dados sobre postagens mais comentadas, Top Twitter. A
publicidade não poderia ficar fora dessa, não é mesmo?
Observando a força que o Twitter
vinha crescendo e influenciando no poder de compra das pessoas e que a rede
oferecia ao emissor e receptor das mensagens dados sobre o que era o top do
momento, foi então que surgiu a grande idade: Usa do Twitter para publicidade
de produtor e marketing de marcas mundiais.
A maior dificuldade sentida
por os profissionais de mídia era como passar mensagens tão importantes,
anúncios e interagir com o público alvo em um espaço tão pequeno para
comunicar. Mas logo isso foi deixando de se tornar um problema e virou hoje uma
das maiores armas publicitárias do Twitter e Facebook, os links e hashtags.
Esse tipo de mecanismo é uma plataforma que assim que clicada pelo consumidor
transporta a plataforma da rede social para outra, o endereço do link, onde
amplia a informação e leva o consumidor em contato direto com a mensagem.
Essa hashtags é muito importante para publicidades de
grandes marcas, pois permitem que lacem campanhas e incentivem outras pessoas a
usarem a mesma hashtags, podendo levar a sua campanha a ser um dos assuntos
mais comentados do Twitter.
O Twitter também para a
publicidade um grande banco de dados, pois oferece dados de pesquisa de
visualizações, comentários e resultados estatísticos sobre o conteúdo
publicado. Um tipo de pesquisa online gratuita oferecida pelo sistema para seus
usuários, o que possibilita ao publicitário de mídia estar mais por dentro do
comportamento de seu consumidor alvo na rede social.
Há também anúncios feitos através de imagens e vídeos no Twitter,
um novo tipo de publicidade que é mais atual feita pela rede, onde o consumidor
recebe em seu perfil diversos tipos de publicidades e links que podem ser de
seu interesse de consumo. Cada consumidor possui um perfil de acordo com o que
ele mais comenta ou curte, através desses dados obtidos o Twitter oferece a ele
diversos tipos de produtos que poderão ser apresentados através de vídeos ou
imagens, e que podem também ser links para uma publicidade ampliada.
Este tipo de coleta
realizada pelo Twitter se trata da conexão de dados e cruzamento de dados da
rede de internet, internet das coisas, que na publicidade é chamada de Big
date, onde por meio da internet as inteligências artificiais são capazes de
coletar dados expostos por consumidores na internet e transformar isso em forma
de pesquisa, para compreender seus desejos e necessidades. A nova era de
inteligência artificial conta com mecanismos de pesquisa muito avançados,
oferecido muitas vezes pela própria rede de comunicação que você usa, como o Twitter.
A publicidade por meio desses mecanismos oferecidos pela
rede de social Twitter, busca se tornar cada vez mais individual seu
comportamento com o consumidor. Todas as marcas atualmente utilizam do Twitter
como meio de mídia para comunicação com seu público-alvo, pois entende a força
dessa nova rede de comunicação e sua importância para o desenvolvimento da
pesquisa e consumo.